quinta-feira, abril 12

HOMENAGEM: ODETE SANTOS



Embora não seja da cor política e nem sempre tenha estado de acordo com as opiniões políticas de Odete Santos e do partido por ela representado, devo confessar que a notícia que ia deixar de exercer o seu mandato parlamentar em nome de um rejuvenescimento da representação parlamentar do Partido Comunista Português me colheu de surpresa e me deixou um travo amargo na boca.
Tendo nascido antes do 25 de Abril, a figura de Odete Santos foi para mim uma figura tutelar em termos de modelo de coerência política, combatividade, decência e devoção à causa dos trabalhadores, da realparidade entre sexos e da justiça social. E digo isto apesar da plena consciência de que, tal como já antes referi, as nossas posições divergirem em tantos aspectos.
Muitos a atacaram ou parodiaram em torno de questões como a estética ou por não ser uma mulher exteriormente bela. A todos esses gostaria de dizer que as funções de deputada não são propriamente as mesmas de Miss Portugal. Um deputado deve defender quem o elegeu e os princípios que presidiram à sua eleição, e nisso Odete Santos habituou-me, a mim e a todos os que presenciaram ou acompanharam o seu percurso político e parlamentar, a um desempenho coerente, combativo, apaixonado e coerente.
O parlamento fica definitivamente mais pobre e com ele ficam mais pobres todos aqueles que se habituaram á sua presença inflamada nas bancadas parlamentares.

Odete Santos, camarada na coerência e na decência, obrigado por tantos anos de luta

BEM HAJA

Partido
PCP

Círculo Eleitoral
SETÚBAL

Data de Nascimento
26-04-1941


Habilitações Literárias
Licenciatura em Direito


Profissão
Advogada


Cargos que desempenha
Deputado na X Legislatura;

Advogada

Presidente da Assembleia Municipal de Setúbal


Cargos exercidos
Deputada na IX Legislatura

Deputada na II, III, IV, V, VI,VII e VIII Legislatura

Deputada Municipal


Condecorações e louvores
Apreciada pelo Presidente da República com a Medalha de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique


Comissões Parlamentares a que pertence
Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias (Secretário)

(informação bibliográfica retirada do site da Assembleia da República)

Sem comentários: