quinta-feira, março 8

Passadeira vermelha



Bush iniciou hoje uma viagem pela América Latina que, a coberto de pretensos interesses ambientais mais não pretende do que consolidar os interesses americanos na região e contrastar a crescente presença e protagonismo do demagogo Hugo Chavez (espécie de bufão de uma esquerda com os mesmos tiques teatrais de Mussolini). Mas dizíamos, Bush foi ao Brasil discutir o álcool como fonte de energia. A próxima paragem será a Colômbia, quiçá para discutir a cocaína como recurso energético.

Mas, mais grave do que a impunidade com que este cowboy se mexe, é a política de cu para o ar e esfincter vaselinado dos actuais dirigentes brasileiros que, no afã servil de mostrar um Brasil próspero de postal ou cromo turístico, mandou retirar, na extensão de dois quarteirões em redor do local onde o disparate encarnado e feito pessoa num dia em que o Espírito Santo tinha adormecido vai ficar hospedado, todos os pobres da zona. Nada que nos espantasse uma vez que já o tínhamos visto com outro demagogo ditador armado em democrata mas noutra época e noutro continente. Léopold Sedar Senghor, em finais dos anos 70, que mandava recolher os pobres e os leprosos das ruas, com a carrinha do canil, sempre que um dignatário de outro país se deslocava ao país presidido pelo então secretário-geral da Internacional Socialista e Presidente da República Senegalesa por conta dos franceses. Uma mesma atitude de embelezamento da paisagem foi a efectuada por um Berlusconi mais empenhado em colar limões de plástico nos limoeiros de Génova do que em respeitar os direitos humanos dos manifestantes contra-globalização.
Mas eis que uma dúvida me assalta. Será que, aquando da próxima visita de Bento XVI ao brasil, Lula vai mandar concentrar todos os mendigos brasileiros para receber condignamente o «emissário» na Terra do Amigo dos Pobres?

1 comentário:

Wadson Xavier disse...

É o patrão que resolve visitar o empregado, e este resolve dar um "jeitinho" na casa nos últimos momentos. Limpeza conhecida como "operação sujeira debaixo do tapete".