segunda-feira, março 19

Alange: Iglesia de los Milagros

A presença, na vila de Alange, da Iglesia de los Milagros sente-se por todo o lado. Quem entra na vila, vindo do lado de Mérida ou da barrange de Alange, segue a Calle Encomienda e logo lhe avista a torre por cima do casario até dela ter a plena visão ao chegar à Plaza España.
Classificada Monumento Histórico artístico, a Iglesia de los Milagros, de estilo gótico-mourisco, começou a ser construida em 1508, sendo 1950 -- com a transferência da residência do Alcayde do Castelo para a Casa della Encomienda-- a data de conclusão.
A construção é do tipo misto (pedra e tijolo, tendo sido empregue o azulejo nalgumas partes do edifício. O interior, de nave única, divide-se em três abóbadas. O templo contava inicialmente com três portas, tendo a porta virada a Norte sido obstruida pela construção de uma pequena casa branca. Actualmente podemos observar a Puerta del Perdón, ao fundo do edifício, e um acesso lateral, a Puerta de la Epístola, que se abre sobre a Plaza de España. A torre actual foi levantada em 1556. Encontra-se situada aos pés da Igreja e possui uma planta quadrangula, sendo visível na parede exterior a forma circular da escadaria que conduz ao campanário que ocupa o piso mais alto da torre.
O monumento aguarda a concretização de obras de restauro.

(informação foi retirada do site do Ayuntamiento de Alange, uma vez que poucas ou nenhumas são as informações presentes no templo)










Sem comentários: