quinta-feira, março 29

Alange: Vila Termal






Desde o momento em que se entra em Alange que as termas se apresentam como um dos aspectos mais relevantes de Alange. O imponente monumento ao termalismo que se ergue logo à entrada da vila é disso exemplo. Muito embora haja indícios de ser algo de mais antigo, as primeiras provas da existência das termas remontam ao século III d.C., por volta da época de Trajano e Adriano, como o comprova uma ara votiva, em mármore branco, dedicada a Juno e onde Licinius Serenianus Clarissimus e sua mulher agradecem à deusa o restabelecimento da saúde da sua filha Varínia Serena. Nos anos 30 foram declaradas monumento nacional de Espanha. As termas romanas constituem um edifício de forma rectangular, englobando dois corpos para cada um dos sexos.
A elas se acede através de uma longa e estreita escadaria de pedra. No centro de cada um dos corpos encontra-se uma piscina circular. A iluminação é feita através de duas claraboias de forma esférica situadas no cimo das abóbadas de fecho de ambos os compartimentos.
Depois de vários séculos em que foram deixadas ao abandono, as termas voltam à vida em finais do século XVIII. Contudo, só em inícios do século XIX
se dá início à construção de um novo balneário. Assim sendo, as actuais termas podem ser divididas em três corpos de épocas distintas: as termas romanas, as de 1820 e as de 1860.

Sem comentários: